Quem tem móveis e objetos de madeira em áreas externas da casa sabe o quanto eles dão charme e sofisticação aos ambientes. Por outro lado, o desafio de conservá-los sempre bonitos, limpos e intactos é ainda maior, já que a ação do sol e da chuva, dentre outros fatores, podem comprometer a beleza desses produtos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

De acordo com designer de interiores Cristina Barbara todos os tipos de madeiras utilizadas em artigos de decoração externa correm o risco de sofrer algum desgaste ao longo do tempo, mas alguns costumam ter mais vida útil, como as dormentes. A paisagista Ivani Kubbo também cita a teca, a canela e a peroba como exemplos de boa resistência.

Para evitar ou amenizar os prejuízos com a mobília, a dica de Cristiana é cobri-la com capas em dias chuvosos, mas essa prática pode criar uma rotina cansativa para o morador, na visão da designer. Portanto, a saída é usar materiais adequados para aplicar nos móveis e realizar a manutenção necessária. Outra alternativa apontada por ela, agora para dias mais ensolarados, é usar ombrelone (uma espécie de guarda-sol para varandas e jardins), que além de proteger as peças pode criar uma área de sombra para o lazer da família.